HOTEL DA MONTANHA

Blogs

Onde se localiza Pedrógão Pequeno

16-08-2022

No centro de Portugal, entre Castelo Branco e Coimbra, encontra-se a Rede das Aldeias de Xisto, onde conta com 27 aldeias de 16 concelhos, constituído essencialmente por montanhas de xisto, fazendo parte da identidade do território. Devido a essas pedras, aldeias que antes estavam em ruinas agora são um destino turístico premiado. Quem habita estas aldeias é tão acolhedor que se lhes dermos conversa, saímos de lá com a história da vida de lá.

A Vila de Pedrógão Pequeno, também conhecida como Aldeia do Xisto, está situada na margem esquerda do rio Zêzere, perto da barragem do Cabril e conta com 753 habitantes (dados de 2011).

Esta vila tem uma história bastante vasta, começando muito antes de Cristo, sendo que existem monumentos romanos ainda presentes na mesma, que aumentam as riquezas existentes em Pedrógão Pequeno. Sendo uma das “aldeias brancas” das Aldeias de Xisto, Pedrógão Pequeno contém sólidas paredes espessas, que demonstram uma relação intima com o campo, resistindo á passagem do tempo. Existem várias coisas a explorar nesta magnifica aldeia, como por exemplo a via romana, a ponte Filipina do Cabril, um pelourinho, os edifícios particulares de diferentes séculos (desde o século XV até ao XX), a Cantina Escolar Manuel Ramos, o antigo Hospital da Misericórdia, a Ponte do Ribeiro, o Edifício da Junta de Freguesia, diversas capelas, entre outros monumentos existentes pelos arredores.

Se gostar de história e for um amante da natureza, então não vai querer perder esta aldeia linda e cheia de memórias. E se estiver a procura de um sítio para relaxar depois desta incrível visita á aldeia, venha descansar no Hotel da Montanha.

 

               

Tags:

pedrógão pequeno, pedrógão, aldeias de xisto, xisto, aldeias brancas, zêzere